Como a indústria de games está jogando na pandemia

O isolamento social decorrente da pandemia nos últimos meses teve seu efeito positivo para a indústria de jogos, que ganhou novos adeptos. Segundo números Comscore, empresa que mede a audiência na internet, o acesso a jogos online saltou 20% quando as medidas de restrição começaram a ser adotadas.

Show do rapper Travis Scott, no Fortnite: audiência de mais de 12 milhões de gamers

Atentas ao movimento, as desenvolvedoras de games realizaram várias ações para aumentar o engajamento. Uma das mais comentadas foi o show que Travis Scott fez dentro do Fortnite, jogo da Epic Games, que chegou a 250 milhões de usuários ativos em maio deste ano. A apresentação do rapper foi assistida por mais de 12 milhões de gamers. Não foi a primeira vez que o jogo abriu espaço para artistas. Em fevereiro de 2019, o DJ Marshmello já havia tocado virtualmente para 10,7 milhões de jogadores.

Animada com o sucesso, a Epic Games resolveu desenvolver uma nova versão do jogo, sem violência e dedicado principalmente a festas. A novidade foi chamada de Party Royale e no lugar de armas, os gamers terão barracas de comida, veículos para brincar de corrida e outros divertimentos. O movimento da desenvolvedora de jogos foi seguido por Scooter Braun, um dos principais empresários da música pop. Ele investiu na startup Wave, especializada em realizar apresentações em ambientes virtuais.

No mundo dos consoles, a Nintendo viu os pedidos pelo seu Switch aumentarem em 43,3% durante a quarentena. O crescimento impulsionou as vendas do jogo Animal Crossing: New Horizons, que foi um dos mais comentados no Twitter durante os meses de isolamento. Logo no seu lançamento, em março, o game ficou em primeiro lugar nas vendas, com 11,77 milhões de cópias vendidas em 12 dias. O sucesso fez o lucro da empresa chegar a 1,4 bilhão de dólares em março, 428% acima do registrado no mesmo mês de 2019.

Animal Crossing: New Horizons, jogo da Nintendo que deixou os vilões de lado e turbinou o lucro da empresa

O game veio com uma nova pegada, sem missões impossíveis para detonar vilões. A premissa é simples: controlar um personagem que se muda para uma ilha cheia de animais falantes e solucionar tarefas. Plantar árvores e decorar o ambiente fazem parte da proposta descomplicada do game, o que serviu como estímulo para a paciência e a criatividade. Muitos jogadores comentam que é um escape da realidade atual, o que traz leveza para a experiência, já que o personagem nunca morre, evitando frustrações, o se tornou uma terapia para os jogadores.

Os jogos foram uma forma de se conectar com amigos e família durante a quarenta. A demanda por games mobile multijogadores aumentou significativamente. Foram 1,2 milhão de downloads somente na segunda quinzena de março, um aumento de 30% em relação às semanas anteriores. Words With Friends 2 foi o jogo multiplayer mais baixado nos Estados Unidos e Inglaterra, segundo a IInterativa. O game, disponível de graça para celulares Android e iOS, é um simples jogo de palavras, feito para competir com outras pessoas, mas que parece saciar a necessidade de se relacionar e divertir ao mesmo tempo, durante o confinamento.

Do ponto de vista econômico, os ganhos dos jogos têm sido superlativos. A previsão da consultoria Newzoo, especializada em games, é de que a receita com jogos chegue a 159 bilhões de dólares em 2020, um aumento de 9,3% em relação ao ano passado. No Brasil, este crescimento pode significar também mais uma forma de impulsionar startups. Do total de 375 empresas do ramo, 96,8% são pequenas e médias empresas que não faturam mais do que 3,6 milhões de reais, constata o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais de 2018, realizado pela consultoria Homo Ludens.

Nem todas as empresas se valeram deste momento para crescer. Alguns jogos que estavam previstos para 2020, foram cancelados. O principal deles foi Cyberpunk 2077. Anunciado em 2012, o jogo deveria ter sido lançado em abril deste ano, mas foi adiado para setembro e, em seguida, para 19 de novembro. Depois de 8 anos produzindo o game, os desenvolvedores principais, Marcin Iwiński e Adam Badowski, declararam no Twitter que lamentam a decisão, mas pedem compreensão aos fãs.

“Estamos totalmente cientes de que tomar essa decisão custa-nos sua confiança e trocar essa confiança por mais tempo é uma das decisões mais difíceis que um desenvolvedor de jogos pode tomar. Apesar de acharmos que é a decisão certa para o jogo, ainda gostaríamos de pedir desculpas por te fazer esperar mais. Nossa intenção é fazer do Cyberpunk 2077 algo que ficará com você por muitos anos. Esperamos que você entenda porque fizemos o que fizemos”

Marcin Iwiński e Adam Badowski

Iwiński e Badowski não são os únicos. Halo Infinite, um jogo aguardado com grande expectativa, estava previsto para ser lançado no final deste ano, mas foi cancelado por tempo indeterminado. A Microsoft, desenvolvedora do game, alega que o jogo será lançado só no ano que vem, mas não está com uma data pré-definida. Resident Evil 3 Remake também atrasou para chegar no mercado europeu, como informou a Capcom em seu Twitter no dia 26 de março.

Embora tenha registrado alguns tropeços, os números mostram que a indústria de games foi positivamente impactada pelo isolamento. Será capaz de manter esse comportamento pós-pandemia? Em breve teremos a reposta.

Por Bruna Galati e Gabriella Lopes

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